Na manhã de 22 de abril de 2017, durante a programação da Marcha Pela Ciência Natal acontece o Mars Hackathon.
O The Mars Hackathon (www.marshackathon.blogspot.com) é uma competição para estudantes de diferentes níveis do ensino fundamental, médio e superior proporem soluções para 15 áreas relacionadas ao funcionamento da estação de um Habitar em Marte.
O The Mars Hackathon (www.marshackathon.blogspot.com) é uma competição para estudantes de diferentes níveis do ensino fundamental, médio e superior proporem soluções para 15 áreas relacionadas ao funcionamento da estação de um Habitar em Marte.
O programa visa contribuir para o estímulo ao interesse científico de crianças e jovens desperando o interesse por ciência, tecnologia, engenharia, matemática e sustentabilidade.
As propostas envolverão várias áreas de conhecimento no campo da engenharia e ciências.
Conforme o modelo proposto demandam-se soluções referentes às seguintes áreas:
1 – Projeto conceitual conforme aspectos de ecodesign para a estação de pesquisa sobre Marte;
2 - Tecnologia para abastecimento de água e tratamento de esgoto – microssistema tecnológico de tratamento e reaproveitamento de água em sistema circular fechado;
3 - Tecnologia para tratamento de ar – microssistema tecnológico de purificação de oxigênio em sistema circular fechado, planejamento e distribuição de dutos de ar e qualidade do ar.
4 - Planejamento, suprimento e preparação de alimentos;
5 - Tecnologia para funcionamento do BioHabitat – estufa e composição de cultivo de mix de alimentos que permita a habitabilidade durante um tempo.
6 – Instalações elétricas e sistema de geração de energia solar – sistema de placas solares e sistema de armazenamento de energia;
7 – Roupas para uso dentro da estação e em atividades de campo – contemplar equipamento de provimento de oxigênio;
8 – Estrutura organizacional/ Política de funcionamento/ política de sustentabilidade.
9 – Tecnologias educacionais de suporte à formação técnica da equipe – definição de treinamentos que contemplem a formação de competências necessárias ao trabalho em equipe e para se lidar com demandas técnicas estratégicas, assim como condução de pesquisas.
10 – Sustentabilidade pessoal: considerações quanto a características psicológicas a serem desenvolvidas e sustentadas por cada membro da equipe;
11 – Tecnologias de informação e comunicação de suporte às operações da estação de pesquisa sobre Marte, uso de redes sociais e reporte de status das tarefas desenvolvidas, monitoramento de condições climáticas e transmissão de informações para a estação de controle.
12 – Tecnologias de coleta, destinação e reciclagem de resíduos sólidos.
13 – Tecnologias de suporte – rovers, drones e câmeras de monitoramento.
14 – Tecnologias de gerenciamento de projetos e sustentabilidade econômica;
15 - Segurança.
15 - Segurança.
Mais informações sobre The Mars Hackathon em: www.marshackathon.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário